A indenização do Seguro de Vida é uma forma de proteger financeiramente as pessoas que você ama quando não estiver mais presente. Você sabe como resgatá-la? Continue acompanhando a matéria e veja o passo a passo.
O principal motivo para contratar a apólice de um Seguro de Vida é a segurança financeira que a mesma dá para a família em casos mais complicados. Não desejamos que coisas ruins aconteçam com ninguém, principalmente com as pessoas mais amadas, e é por isso que precisamos nos preparar. A indenização do Seguro de Vida é uma maneira de demonstrar cuidado mesmo quando você não estiver presente.
É muito comum que as pessoas tenham dúvidas sobre os processos a serem seguidos para receber a indenização do Seguro de Vida. Pensando nisso, preparamos o passo a passo que deve ser seguido para solicitá-la.
1 - Apólice
O primeiro passo é analisar a apólice. Caso você não tenha escutado esse termo, a apólice nada mais é do que o contrato. Nela, estão descritas as coberturas e o valor da indenização do Seguro de Vida.
É muito importante que todos os beneficiários saibam onde encontrar uma cópia da apólice para identificar quando o seguro pode ser acionado, vigências, requisitos e condições gerais de pagamento da indenização, entre outros pontos importantes.
Caso o contratante tenha informado quem serão os beneficiários, os nomes dos mesmos aparecerão na apólice. Se isso não tiver sido feito, o valor da indenização do Seguro de Vida será dividido de acordo com a legislação brasileira para herdeiros legais, como cônjuge e filhos. Se o participante não for casado e não possuir filhos, são os pais e assim por diante. Se, além de não ser casado e não ter filhos, ser órfão, segue a linha de sucessão.
2 - Comunicar a corretora e a seguradora
O segundo passo para solicitar a indenização do Seguro de Vida é comunicar a corretora sobre o sinistro. O corretor, por sua vez, dará início ao processo junto à seguradora.
Assim que a mesma receber a informação sobre o sinistro, ela encaminhará um formulário para que os beneficiários formalizem o acontecimento.
Uma lista de documentos será solicitada. Eles são fundamentais para comprovar a veracidade dos fatos e garantir que a indenização do Seguro de Vida seja feita dentro da legalidade. O prazo de solicitação e a documentação necessária variam de acordo com cada cobertura.
3 - Tempo para receber a indenização do Seguro de Vida
A Superintendência dos Seguros Privados (Susep) é a reguladora dos serviços de seguro. Segundo ela, o prazo para receber a indenização do Seguro de Vida é de até 30 dias após a entrega completa dos documentos.
Caso existam atrasos, o valor é corrigido e atualizado de acordo com os índices de correção monetária.
A indenização do Seguro de Vida pode ser negada pela seguradora?
Agora que você já conhece os passos para solicitar a indenização do Seguro de Vida, deve estar se perguntando se é possível que a mesma seja negada pela seguradora.
A resposta é sim! Ela pode ser negada caso a seguradora identifique que ocorreram violações nas condições gerais da apólice do seguro.
Os principais motivos para que isso ocorra são: não cobertura do risco, agravamento do risco, sinistro dentro do prazo de carência, doença pré-existente, atraso das parcelas e ausência de legitimidade.
Contrate seu Seguro de Vida com uma corretora de credibilidade
A Ozônio Seguros atua há anos no mercado de corretagem, possuindo toda a expertise para oferecer apólices que correspondam às necessidades dos nossos clientes.
Nossos corretores estão preparados para identificar o que você precisa e encontrar o melhor Seguro de Vida dentro da sua realidade financeira.
Você sabia que com menos de R$100 por mês você contrata um Seguro de Vida? Faça um orçamento agora mesmo e proteja a sua família!